A Universidade de Évora (UÉ) e a Cidade de Macau estão a desenvolver um novo sistema de tradução automático chinês-português. Previsto para o próximo ano, a infraestrutura tecnológica do projeto ficará em Évora num investimento a rondar um milhão de euros.

Publicado em 08.11.2018

O Hub4Agri foi apresentado no dia 15 de Outubro, na sede da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri), em Lisboa, com a participaçação da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 07.11.2018

A Universidade de Évora (UÉ) é parceira do CoLAB ForestWISE, Laboratório Colaborativo da Floresta, que irá permitir dotar as regiões do interior de uma estrutura que possa marcar a diferença na dinamização de todos os agentes das Fileiras da Floresta.

Publicado em 07.11.2018

Sheila Palomares Alarcón, investigadora do CIDEHUS foi distinguida com o "Premio de investigación Cronista Alfredo Cazabán 2018" entregue pelo Instituto de Estudios Giennenses de la Diputación Provincial de Jaén, pelo trabalho "Pan y aceite: Arquitectura industrial en la provincia de Jaén. Un patrimonio a conservar".

Publicado em 02.11.2018

Bruno Silva, estudante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, foi laureado com o 3º Prémio no concurso internacional Saverio Mercadante em Noci, Itália.

Publicado em 02.11.2018

Teve lugar na Universidade de Évora, no dia 1 de novembro, a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo, a data representa um dos momentos mais relevantes do ano para a Universidade, reunindo toda Academia no Colégio do Espírito Santo (CES).

Publicado em 01.11.2018
A Universidade de Évora e a REN – Redes Energéticas Nacionais estão a criar “ilhas de biodiversidade”, debaixo de postes de linhas de transporte de energia, para que funcionem como refúgios para pequenos animais.

A iniciativa, revelou hoje a REN, resulta de um protocolo assinado com a Universidade de Évora (UÉ) no âmbito de um projeto mais vasto e pioneiro, o LIFE LINES - Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas -, coordenado pela academia alentejana e que envolve outros seis parceiros.

O protocolo entre a REN e a UÉ visa o “estudo e conservação de comunidades de animais debaixo das linhas de transporte de energia”, adiantou a empresa, realçando que a parceria permite criar “verdadeiras ‘ilhas de biodiversidade’ debaixo dos postes”.

Noticia completa: AQUI

Saiba mais sobre o projecto LIFE LINES no site do projecto: AQUI

Publicado em 31.10.2018
Será realmente um erro aumentar as vagas do Ensino Superior no Interior? Não!

A estratégia para o Ensino Superior e Investigação não se compadece com quem concorda com quê a cada momento, deve antes obedecer a uma estratégia nacional refletida, por oposição a uma estratégia pessoal ou institucional. Um país que tem uma estratégia nacional não pode, não deve, mudá-la ao som de quem mais grita. Qual a estratégia dos últimos anos?

Leia o artigo de opinião completo: AQUI

Publicado em 30.10.2018

Os diálogos Mais Ciência, Melhor Sociedade estão orientados para estimular a discussão da atividade científica e tecnológica em curso em Portugal por investigadores no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Cientifico, no âmbito de uma estratégia para a próxima década e com especial impacto na concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, tendo como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inclui sessões que pretendem estimular o debate sobre a participação de Portugal e das instituições Portuguesas no futuro 9º Programa Quadro Europeu para a Investigação e Inovação, 2021-2027, “Horizon Europe”.

Mais Ciência, Melhor Sociedade inclui sessões de apresentação da atividade cientifica dos novos investigadores, da sua experiências e expectativas, e ainda a apresentação de planos de emprego científico por responsáveis institucionais.

As sessões, a iniciar em Lisboa e no Porto, terão continuidade num ciclo de encontros em Centros Ciência Viva, a realizar a partir de Novembro, em todo o país. Estas sessões, orientadas para os mais jovens e a população escolar, são abertas ao público.

As apresentações que integram os programas dos encontros Mais Ciência, Melhor Sociedade são asseguradas por investigadores e responsáveis de instituições apoiadas no âmbito do Programa de Estímulo ao Emprego Cientifico em 2018, abrangendo :

500 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas e em quatro categorias contratuais: i) 276 contratos de Investigador Júnior; ii) 154 de Investigador Auxiliar; iii) 66 de Investigador Principal; e iv) 4 de Investigador Coordenador;

400 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas no âmbito de 58 planos de emprego científico por instituições e/ou consórcios de instituições;

Mais de 3600 contratos de trabalho de investigador doutorado em todas as áreas científicas no âmbito de novos projetos de I&D e da aplicação do novo regime legal de estímulo ao emprego científico;

mais informações: AQUI

Publicado em 29.10.2018

Os 25 anos do Curso de Biologia na Universidade de Évora (UÉ) foram assinalados através de um evento comemorativo que reuniu, no passado dia 20 de outubro, no Colégio do Espirito Santo,  professores, investigadores e atuais e antigos alunos da licenciatura em Biologia.

Publicado em 25.10.2018