A escolha para o Prémio Vergílio Ferreira recaiu este ano sobre Carlos Reis, um dos mais relevantes ensaístas da atualidade. Este galardão, instituído pela Universidade de Évora em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.12.2019

O estudo, que envolveu 11 investigadores do CIBIO-InBIO e do ICAAM, além de salientar a importância destas áreas, avança também com orientações para promover a sua "sustentabilidade socioecológica".

in Noticias ao Minuto - 10/12/2019

Publicado em 20.12.2019

Decorreu no passado dia 16 de dezembro, na Sala de Docentes da Universidade de Évora (UÉ), o lançamento do livro Aprenderes do Alentejo, editado e organizado por Lurdes Pratas Nico e Bravo Nico, professores do Departamento de Pedagogia e Educação da UÉ.

Publicado em 19.12.2019
A linguagem médica no século XVIII corpora e Humanidades Digitais

Decorreu, nos dias 09 e 10 de dezembro, na Universidade de Évora o IV Seminário Internacional História e Língua: Interfaces, dedicado ao tema "A linguagem médica no século XVIII corpora e Humanidades Digitais".

Publicado em 19.12.2019

Foi hoje divulgada oficialmente a primeira publicação sobre O estado das Aves em Portugal, que conta com a participação de três investigadores da UÉ, Inês Roque, Carlos Godinho e Rui Lourenço. Esta é a primeira vez que se realiza, em Portugal, um apanhado da maioria dos programas de monitorização de aves com base em ciência cidadã.

Publicado em 18.12.2019

Foi disponibilizado no repositório digital da Brown University o número 16 da Pessoa PluralA Journal of Fernando Pessoa Studies, a revista online de Estudos Pessoanos. O último número do ano 2019 é dedicado à receção internacional do poeta em países como Peru ou França e teve como editor convidado Antonio Sáez Delgado, professor do departamento de Linguística e Literaturas da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 17.12.2019

O Instituto Ciências da Terra (ICT) e o Projeto CILIFO marcaram presença na 25ª Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Ana Lourido e Flávio Couto, da Universidade de Évora (UÉ), participaram na mesa redonda “Cooperação, Governança e Inovação na Luta e Prevenção dos Incêndios Florestais”, que se realizou em Madrid no passado dia 11 de dezembro.

Publicado em 16.12.2019

O Polo do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da Universidade de Évora foi distinguido com o Prémio I&D Aplicada, atribuído pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação (GAITEC) da Universidade de Évora, e pela DECSIS.

Publicado em 12.12.2019

A 29 de novembro realizou-se, na Universidade de Évora, o Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no Contexto Ibérico.

Publicado em 09.12.2019

O Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (UÉ) inventariou, documentou e reorganizou uma coleção de aproximadamente mil e duzentas amostras de Paolo e Laura Mora, onde se podem encontrar exemplares de vários países e de monumentos de cariz histórica excecional, como é o caso do túmulo de Nefertari, no vale das rainhas no Egipto.

Publicado em 09.12.2019