Uma equipa de investigadores, liderada por Miguel Araújo, desenvolveu a primeira norma de boas práticas com o objetivo de melhorar o desenvolvimento de modelos preditivos de distribuição das espécies usadas em avaliações do estado da biodiversidade.

Publicado em 17.01.2019

A Universidade de Évora (UÉ) recebe, pela primeira vez, uma eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência.

Publicado em 10.01.2019

O Prémio Produtividade + 2018 do CIDEHUS, patrocinado da AlentApp, foi atribuído a Francisco Javier Martinez, pela produtividade científica do período 2016-2017.

Publicado em 20.12.2018

O Prémio Vergílio Ferreira 2019 atravessou este ano o Atlântico, tendo sido atribuído à escritora Nélida Piñon. Este galardão, instituído em 1996, incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

Publicado em 20.12.2018

A Universidade de Évora (UÉ) congratula-se com a justa atribuição do Prémio Pessoa 2018 ao Professor Miguel Bastos Araújo, investigador coordenador convidado da UÉ desde 2009, e um dos cientistas portugueses mais destacados da atualidade.

Publicado em 14.12.2018

A Direção e o Comité de Estratégia e de Supervisão do Laboratório Colaborativo associado à Transformação Digital (DTx) reuniram na Universidade de Évora, no dia 3 de dezembro de 2018.

Publicado em 06.12.2018

O I Simpósio Nacional de Valorização do Cardo decorre em simultâneo com o Seminário de Encerramento do Projeto ValBioTecCynara, nos dias 5 e 6 de dezembro 2018 no Instituto Politécnico de Beja, com envolvimento da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 06.12.2018

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) querem saber mais sobre os determinantes das preferências alimentares. Que emoções há num queijo? É o que pretendem saber neste estudo sobre o consumo de queijo a decorrer entre 10 e 19 de dezembro no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra da UÉ.

Publicado em 04.12.2018

A Universidade de Évora é umas das 1250 instituições Universitárias a constar no U.S. Best Global Universities Rankings 2019.

Publicado em 03.12.2018

Concurso de FOTOGRAFIA

Phenomena

Sobre Alterações Climáticas

O prazo do concurso de fotografia Phenomena... sobre alterações climáticas” foi alargado até ao dia 22 de abril– dia da Terra.

Este concurso de fotografia tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos em geral e os amantes de fotografia para o fenómeno das alterações climáticas e partilhar olhares sobre as suas manifestações. Atribui dois prémios no valor global de 3000 euros.

O Phenomena presta homenagem ao Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro grande climatólogo português, investigador de relevância nacional e internacional, perdido em 2018.

O júri do concurso é composto por sete personalidades das áreas da fotografia e da investigação: Miguel B. Araújo, Investigador-Coordenador no âmbito das Alterações Climáticas e titular da Cátedra da Biodiversidade Rui Nabeiro da Universidade de Évora, Maria do Mar Rêgo, artista fotógrafa, Luís Aniceto, fotógrafo e docente no IPF, Vítor Cid, fotógrafo e docente no IPF, Maria Teresa Batista, Chefe da Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC, Jorge Pulido Valente, Coordenador do Fórum para as Alterações Climáticas no Alentejo e Maria Ilhéu, coordenadora do ecoVerney e Docente-Investigadora da Universidade de Évora.

Informações sobre o Concurso e regulamento podem ser consultados na página web da Universidade de Évora (https://www.uevora.pt) ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/) e os pedidos de informação, regulamento e submissões deverão ser efetuados para o email:

climfoto@uevora.pt

Organização: ecoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora em parceria com a CIMAC, com o apoio da GESAMB e do Instituto Português de Fotografia

Link regulamento em anexo, ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/

De 01.12.2018 a 22.04.2019
inscrições abertas