A equipa do projeto de cooperação bilateral BDIAS – Capturing mechanisms and presentation of intangible cultural heritage with an emphasis on new media use, esteve em missão na Eslováquia, entre o dia 23 e 26 de junho.

Publicado em 18.07.2019

Paulo Vieira, Investigador do Laboratório de Nematologia (NemaLab) do ICAAM da Universidade de Évora (UÉ) foi galardoado com o prémio Syngenta, atribuído pela Society of Nematology dos EUA, juntamente com a companhia Syngenta.

Publicado em 17.07.2019

A nova licenciatura em Enologia avança já este ano letivo. Este novo curso destaca-se pelo enfoque no ensino fortemente ligado à produção e à investigação científica na área da Vitivinicultura, nas quais a Universidade de Évora tem condições únicas, a que se junta a componente da formação em Enoturismo, que é para Maria João Cabrita, coordenadora da Licenciatura, “diferenciadora relativamente a outras formações oferecidas nesta área”.

Publicado em 09.07.2019

In Diário do Sul- 04-07-2019

Publicado em 08.07.2019

A série “Um Naturalista” revela o que está a acontecer na natureza ao ritmo das estações do ano. Quinzenalmente, daremos a conhecer espécies de fauna e flora — muitas delas fascinantes — que os leitores podem encontrar em Portugal. Explicaremos de que forma podemos ajudar a proteger a biodiversidade e também como é possível participar em projectos científicos destinados a conhecer melhor o mundo natural.

Inês Sequeira (Jornalista da Wilder) 29 de Junho de 2019, 23:15

WILDER

Publicado em 04.07.2019

O desenvolvimento sustentável é uma questão central no século XXI. Manuel Pedro Ivens Collares Pereira, à frente da Cátedra Energia Renováveis da Universidade de Évora entre 2010 e 2019, centrou a sua actividade, juntamente com a sua equipa, na Energia Solar de Concentração, com enfoque nas novas tecnologias de captação e transformação de radiação solar em calor e em electricidade, quer por via fotovoltaico quer por via térmica. Optimista por natureza, o investigador acredita no Plano Nacional Energia e Clima mas alerta que a mudança de paradigma exige uma alteração societal.

Publicado em 28.06.2019

A Universidade de Évora destaca-se no indicador que avalia a projeção internacional neste ranking organizado em torno de cinco grandes áreas - qualidade do ensino e da investigação, citações de artigos científicos, relação com a indústria e a projeção internacional - lista que apenas indica o lugar exato das instituições até à 100.ª posição, estando as restantes classificadas por intervalos, sem hierarquia.

Publicado em 28.06.2019

Oito das dezoito Unidades de Investigação integradas por equipas da Universidade de Évora (UÉvora), duas das quais lideradas pela instituição, classificadas com “Excelente” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Publicado em 28.06.2019

No âmbito de "O Tapete está na Rua'19", a Universidade de Évora e a Câmara Municipal de Arraiolos assinaram um protocolo que visa a investigação pelo Laboratório HERCULES da UÉ na área da tinturaria e outras matérias ligadas ao Tapete de Arraiolos.