A Direção e o Comité de Estratégia e de Supervisão do Laboratório Colaborativo associado à Transformação Digital (DTx) reuniram na Universidade de Évora, no dia 3 de dezembro de 2018.

Publicado em 06.12.2018

O I Simpósio Nacional de Valorização do Cardo decorre em simultâneo com o Seminário de Encerramento do Projeto ValBioTecCynara, nos dias 5 e 6 de dezembro 2018 no Instituto Politécnico de Beja, com envolvimento da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 06.12.2018

Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) querem saber mais sobre os determinantes das preferências alimentares. Que emoções há num queijo? É o que pretendem saber neste estudo sobre o consumo de queijo a decorrer entre 10 e 19 de dezembro no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra da UÉ.

Publicado em 04.12.2018

A Universidade de Évora é umas das 1250 instituições Universitárias a constar no U.S. Best Global Universities Rankings 2019.

Publicado em 03.12.2018

Concurso de FOTOGRAFIA

Phenomena

Sobre Alterações Climáticas

O prazo do concurso de fotografia Phenomena... sobre alterações climáticas” foi alargado até ao dia 22 de abril– dia da Terra.

Este concurso de fotografia tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos em geral e os amantes de fotografia para o fenómeno das alterações climáticas e partilhar olhares sobre as suas manifestações. Atribui dois prémios no valor global de 3000 euros.

O Phenomena presta homenagem ao Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro grande climatólogo português, investigador de relevância nacional e internacional, perdido em 2018.

O júri do concurso é composto por sete personalidades das áreas da fotografia e da investigação: Miguel B. Araújo, Investigador-Coordenador no âmbito das Alterações Climáticas e titular da Cátedra da Biodiversidade Rui Nabeiro da Universidade de Évora, Maria do Mar Rêgo, artista fotógrafa, Luís Aniceto, fotógrafo e docente no IPF, Vítor Cid, fotógrafo e docente no IPF, Maria Teresa Batista, Chefe da Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC, Jorge Pulido Valente, Coordenador do Fórum para as Alterações Climáticas no Alentejo e Maria Ilhéu, coordenadora do ecoVerney e Docente-Investigadora da Universidade de Évora.

Informações sobre o Concurso e regulamento podem ser consultados na página web da Universidade de Évora (https://www.uevora.pt) ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/) e os pedidos de informação, regulamento e submissões deverão ser efetuados para o email:

climfoto@uevora.pt

Organização: ecoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora em parceria com a CIMAC, com o apoio da GESAMB e do Instituto Português de Fotografia

Link regulamento em anexo, ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/

De 01.12.2018 a 22.04.2019
inscrições abertas

Miguel Araújo e Pedro Areias, investigadores da Universidade de Évora, são dois dos quinze cientistas portugueses que integram a lista dos investigadores com publicações científicas de maior impacto mundial, a “2018 Highly Cited Researchers”.

Publicado em 29.11.2018
Ciência Aberta - Open Science
Publicado em 27.11.2018

Quintino Lopes, investigador do IHC_CEHFCi_UÉ, recebeu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), pelo artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.

Publicado em 20.11.2018

Miguel B. Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi galardoado com o prémio Ernst Haeckel 2019, atribuído pela Federação Ecológica Europeia (EEF).

Publicado em 13.11.2018

O estudo e a compreensão da Idade Média foi o mote do I Congresso Internacional de Jovens Investigadores em Idade Média (CIJIIM) organizado pelo CIDEHUS, que decorreu de 8 a 10 de novembro na Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 13.11.2018