Concurso de projectos I&D (AVISO Nº2/SAICT/2017)
Publicado em 12.11.2018

A Universidade de Évora (UÉ) e a Cidade de Macau estão a desenvolver um novo sistema de tradução automático chinês-português. Previsto para o próximo ano, a infraestrutura tecnológica do projeto ficará em Évora num investimento a rondar um milhão de euros.

Publicado em 08.11.2018

O Hub4Agri foi apresentado no dia 15 de Outubro, na sede da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal (Confagri), em Lisboa, com a participaçação da Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 07.11.2018

A Universidade de Évora (UÉ) é parceira do CoLAB ForestWISE, Laboratório Colaborativo da Floresta, que irá permitir dotar as regiões do interior de uma estrutura que possa marcar a diferença na dinamização de todos os agentes das Fileiras da Floresta.

Publicado em 07.11.2018

Sheila Palomares Alarcón, investigadora do CIDEHUS foi distinguida com o "Premio de investigación Cronista Alfredo Cazabán 2018" entregue pelo Instituto de Estudios Giennenses de la Diputación Provincial de Jaén, pelo trabalho "Pan y aceite: Arquitectura industrial en la provincia de Jaén. Un patrimonio a conservar".

Publicado em 02.11.2018

Bruno Silva, estudante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, foi laureado com o 3º Prémio no concurso internacional Saverio Mercadante em Noci, Itália.

Publicado em 02.11.2018

Teve lugar na Universidade de Évora, no dia 1 de novembro, a habitual sessão solene que marca o início do ano letivo, a data representa um dos momentos mais relevantes do ano para a Universidade, reunindo toda Academia no Colégio do Espírito Santo (CES).

Publicado em 01.11.2018
A Universidade de Évora e a REN – Redes Energéticas Nacionais estão a criar “ilhas de biodiversidade”, debaixo de postes de linhas de transporte de energia, para que funcionem como refúgios para pequenos animais.

A iniciativa, revelou hoje a REN, resulta de um protocolo assinado com a Universidade de Évora (UÉ) no âmbito de um projeto mais vasto e pioneiro, o LIFE LINES - Redes de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas -, coordenado pela academia alentejana e que envolve outros seis parceiros.

O protocolo entre a REN e a UÉ visa o “estudo e conservação de comunidades de animais debaixo das linhas de transporte de energia”, adiantou a empresa, realçando que a parceria permite criar “verdadeiras ‘ilhas de biodiversidade’ debaixo dos postes”.

Noticia completa: AQUI

Saiba mais sobre o projecto LIFE LINES no site do projecto: AQUI

Publicado em 31.10.2018
Será realmente um erro aumentar as vagas do Ensino Superior no Interior? Não!

A estratégia para o Ensino Superior e Investigação não se compadece com quem concorda com quê a cada momento, deve antes obedecer a uma estratégia nacional refletida, por oposição a uma estratégia pessoal ou institucional. Um país que tem uma estratégia nacional não pode, não deve, mudá-la ao som de quem mais grita. Qual a estratégia dos últimos anos?

Leia o artigo de opinião completo: AQUI

Publicado em 30.10.2018