Investigadores da Universidade de Évora (UÉ) querem saber mais sobre os determinantes das preferências alimentares. Que emoções há num queijo? É o que pretendem saber neste estudo sobre o consumo de queijo a decorrer entre 10 e 19 de dezembro no Colégio Luís António Verney e no Polo da Mitra da UÉ.

Publicado em 04.12.2018

A Universidade de Évora é umas das 1250 instituições Universitárias a constar no U.S. Best Global Universities Rankings 2019.

Publicado em 03.12.2018

Concurso de FOTOGRAFIA

Phenomena

Sobre Alterações Climáticas

O prazo do concurso de fotografia Phenomena... sobre alterações climáticas” foi alargado até ao dia 22 de abril– dia da Terra.

Este concurso de fotografia tem o objetivo de sensibilizar os cidadãos em geral e os amantes de fotografia para o fenómeno das alterações climáticas e partilhar olhares sobre as suas manifestações. Atribui dois prémios no valor global de 3000 euros.

O Phenomena presta homenagem ao Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro grande climatólogo português, investigador de relevância nacional e internacional, perdido em 2018.

O júri do concurso é composto por sete personalidades das áreas da fotografia e da investigação: Miguel B. Araújo, Investigador-Coordenador no âmbito das Alterações Climáticas e titular da Cátedra da Biodiversidade Rui Nabeiro da Universidade de Évora, Maria do Mar Rêgo, artista fotógrafa, Luís Aniceto, fotógrafo e docente no IPF, Vítor Cid, fotógrafo e docente no IPF, Maria Teresa Batista, Chefe da Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC, Jorge Pulido Valente, Coordenador do Fórum para as Alterações Climáticas no Alentejo e Maria Ilhéu, coordenadora do ecoVerney e Docente-Investigadora da Universidade de Évora.

Informações sobre o Concurso e regulamento podem ser consultados na página web da Universidade de Évora (https://www.uevora.pt) ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/) e os pedidos de informação, regulamento e submissões deverão ser efetuados para o email:

climfoto@uevora.pt

Organização: ecoVerney da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora em parceria com a CIMAC, com o apoio da GESAMB e do Instituto Português de Fotografia

Link regulamento em anexo, ou https://www.facebook.com/EcoVerney-1115408985231956/

De 01.12.2018 a 22.04.2019
inscrições abertas

Miguel Araújo e Pedro Areias, investigadores da Universidade de Évora, são dois dos quinze cientistas portugueses que integram a lista dos investigadores com publicações científicas de maior impacto mundial, a “2018 Highly Cited Researchers”.

Publicado em 29.11.2018
Ciência Aberta - Open Science
Publicado em 27.11.2018

Quintino Lopes, investigador do IHC_CEHFCi_UÉ, recebeu o prémio para Publicações Internacionais de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), pelo artigo “The National Education Board (1929-36) and scientific research in Portugal“, publicado em 2017 no Portuguese Journal of Social Science.

Publicado em 20.11.2018

Miguel B. Araújo, investigador do CIBIO-INBIO, Universidade de Évora, foi galardoado com o prémio Ernst Haeckel 2019, atribuído pela Federação Ecológica Europeia (EEF).

Publicado em 13.11.2018

O estudo e a compreensão da Idade Média foi o mote do I Congresso Internacional de Jovens Investigadores em Idade Média (CIJIIM) organizado pelo CIDEHUS, que decorreu de 8 a 10 de novembro na Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 13.11.2018

Coincidindo com o dia internacional da Bolota, a Universidade de Évora (UÉ) acolheu, no dia 10 de novembro, a 2ª Conferência Ibérica sobre a bolota, juntando técnicos e investigadores em torno deste produto natural numa perspetiva histórica, ambiental, económica, nutricional e sociocultural.

Publicado em 13.11.2018

A Universidade de Évora (UÉ) recebeu nos dias 8 e 9 de novembro, as Jornadas de Divulgação do Projeto de Cooperação Transfronteiriça PRODEHESA-MONTADO, com o duplo objetivo de mostrar os avanços na luta contra o declínio da azinheira e do sobreiro (Phytophthora cinnamomi) e promover boas práticas de gestão dos montados.