A investigação desenvolvida no âmbito do Mestrado em Arquitetura da Escola de Artes da Universidade de Évora de Hugo Pires, antigo aluno da UÉ,  com o título "Enquadramento como Processo Arquitectónico: Critérios, Escala e Proporção", foi distinguida com Menção Honrosa do Prémio Archiprix Portugal 2019 com Dissertação de Mestrado em Arquitetura.

Publicado em 03.10.2019

Évora recebeu pela primeira vez a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), que se realizou no dia 27 de setembro, com uma mostra científica organizada pela Universidade de Évora (UÉ) em plena Praça do Giraldo, local emblemático da cidade Património Mundial da Humanidade.

Publicado em 03.10.2019

"Apenas 9% do plástico utilizado é reciclado. Ainda que a maioria dos plásticos sejam produzidos em centros urbanos, tem-se verificado um aumento do uso de plásticos na agricultura. Se não foram tratados ou reciclados, estes podem ficar nos solos, e entrar nos alimentos sobre a forma de micropartículas prejudiciais à nossa saúde." Para impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas, e ao mesmo tempo desenvolver uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura, pela produção de carvão activado, a Universidade de Évora é uma das entidades parceiras do projeto PlaCarvões.

Publicado em 30.09.2019
"É uma história com 520 milhões de anos que tentamos reconstituir"

O projeto “Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena: valorização dos recursos minerais do Alentejo” (ZOM 3-D) está a lançar uma série de mini-vídeos sobre as suas atividades e a importância da geologia e os recursos minerais nas nossas vidas.

Publicado em 30.09.2019

A Universidade de Évora recebe o primeiro projeto nacional integrado na Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável da Organização Mundial de Turismo (INSTO). O “Alentejo Sustainable Tourism Observatory” (ASTO) vai monitorizar o desenvolvimento do turismo sustentável ao nível do território Alentejo (NUT II), área que abrange os distritos de Portalegre, Évora, Beja, e parte dos distritos de Setúbal e Santarém.

Publicado em 27.09.2019

O projeto “ET STED Å VÆRE”, desenvolvido por alunos do terceiro ano da licenciatura em arquitectura paisagista da Universidade de Évora (UÉ) foi premiado no 56th IFLA World Congress 2019, um concurso mundial que decorreu em Oslo (Noruega), entre 18 e 20 de setembro.

Publicado em 19.09.2019
Novo website

Novo website EERES4WATER

Publicado em 09.09.2019

Investigadores provenientes de 33 países participam no International Symposium on Synthesis and Catalysis que decorre até 6 de setembro na Universidade de Évora (UÉ).

Publicado em 04.09.2019

ICAAM publica Livro de Resumos das Jornadas MED

in Agroportal 28/08/2019

Publicado em 30.08.2019

A Comunidade Científica Europeia publicou uma carta aberta questionando a decisão tomada há exactamente um ano pelo Tribunal de Justiça Europeu de submeter técnicas de edição de genoma de alta precisão à mesma legislação aplicada aos organismos geneticamente modificados (OGM).

Publicado em 27.08.2019