Escola de Artes da UÉ lança projeto ART IN

No âmbito da Universidade Saudável de Évora, a comunidade académica da Escola de Artes da Universidade de Évora criou o ART IN, um projeto que pretende amenizar este momento de preocupação, ao trazer até nós um ciclo semanal de conteúdos diários dedicados às cinco áreas cientifico-artísticas da Escola: arquitetura, artes cénicas, artes plásticas e multimédia, design e música.

Ana Telles, diretora da Escola de Artes da UÉ, em conjunto com Miguel Elias, Pró-Reitor e Coordenador da Universidade Saudável, criaram este espaço a pensar na academia e no público em geral, como forma de enfatizar a importância das artes nestes momentos de preocupação e incerteza.

Face a esta situação de confinamento, o ART IN chega para nos aconchegar e aproximar, como uma janela que se abre e nos convida a entrar num mundo imaginário e a sentirmo-nos novamente livres ao escapar, mesmo que por instantes, desta realidade que nos afasta.

Para nos deixar curiosos, Ana Telles foi quem primeiro “pisou o palco” das nossas casas, ao interpretar em piano a peça Les Barricades Mystérieuses de François Couperin. O projeto já está a decorrer desde o dia 31 de março, contando com vários convidados semanais, sendo que cada dia é dedicado a uma das cinco áreas cientifico-artísticas da Escola de Artes.

O ART IN traz arte que nos toca, com encontro marcado todos os dias às 18h30, no canal de youtube da Universidade de Évora.

Semana 1| 31/03/2020 a 03/04/2020

Música | Sérénade aux étoiles: revisitando músicas no feminino, por Ana Telles e Monika Streitova, disponível aqui.

Arquitetura | Conferência do arquiteto João Luís Carilho da Graça, por Jorge Sá e João Rocha, disponível aqui.

Artes Cénicas | Um flashback 2008-2020, por Ana Tamen, disponível aqui.

Artes Plásticas e Multimédia | Arte eletrónica nos Leões: experiências e projetos de alunos, por André Sier, disponível aqui.

Semana 2 |06/04/2020 a 10/04/2020

Design | Design para Biomimética e Sustentabilidade, por Inês Secca Ruivo e Célia Figueiredo, disponível aqui.

Música | O saxofone convida, por Mário Marques, disponível aqui.

Arquitetura | Representação digital em arquitetura, por Jorge Sá, disponível aqui.

Teatro | Sculpting in Time, por Beatriz Cantinho e Bim Sophida, disponível aqui.

Artes Plásticas e Multimédia | Vídeo-projeções, por Teresa Veiga Furtado e Rui Valério, disponível aqui.

Semana 3 | 13/04/2020 a 17/04/2020

Design | Projeto saúde mental e ansiedade, por Inês Secca Ruivo e Célia Figueiredo, disponível aqui.

Música |Classe de piano, por Ana Telles, disponível aqui.

Arquitetura | Boavista#Ribeira 2017-2019 e MUDE – Museu do Design e Moda de Lisboa, Instalação Provisória, por Joana Vilhena e Francisco Manuel, disponível aqui

Teatro | A dificuldade em ter uma ideia, por Renato Machado, disponível aqui

Artes Plásticas e Multimédia | Curtas na Feira, por Miguel Soares, disponível aqui.

Semana 4 | 20/04/2020 a 24/04/2020

Design | Projeto I: Guide e Itinerário de método de design aplicado a Guide, por Inês Secca Ruivo, Célia Figueiredo e Paulo Maldonado, disponível aqui.

Música | As diversas faces do acordeão, por Gonçalo Pescada, disponível aqui

Arquitetura | MUDE, por Jorge Sá e João Rocha, disponível aqui

Teatro | A dificuldade em ter uma ideia - 2, por Ana Tamen, disponível aqui

Artes Plásticas e Multimédia | Curtas na Feira: apresentação de projetos de alunos - Parte 2, por Teresa Veiga Furtado, disponível aqui

Semana 5 | 27/04/2020 a 01/05/2020

Design | Tipografia Ruas e Tipografia Chalo, por Tiago Navarro Marques, disponível aqui.

Música | Memórias na Universidade de Évora, por Mauro Dilema, disponível aqui.

Arquitetura | Alqueva, por João Rocha, disponível aqui

Teatro | Homenagem a Itália, em tempos de pandemia, por Ana Telles, disponível aqui

Semana 6 | 04/05/2020 a 08/05/2020

Música | Duo A3, por Alphonsos Silveira, disponível aqui