Projeto de Combate aos Incêndios Florestais apresentado na Universidade de Évora.

Coordenado na Universidade de Évora (UÉ) por Rui Salgado, Professor do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, o projeto CILIFO, envolve investigadores do Instituto de Ciências da Terra (ICT), Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) e o Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA).

O projeto tem por objectivos a investigação e o fortalecimento da cooperação entre Universidades e os sistemas de Protecção civil no apoio à prevenção e combate aos Incêndios florestais na Andaluzia e no Sul de Portugal. Promovido no âmbito do Programa de Cooperação Espanha-Portugal Interreg VA (POCTEP) 2014-2020, conta com um orçamento de 24,6 milhões de euros, 75% co-financiados com fundos FEDER, conta com a participação de 15 instituições e organismos pertencentes à Eurorregião Andaluzia-Algarve-Alentejo, inclui um plano comum de investigação, formação e sensibilização a desenvolver nas três regiões.

A apresentação pública do projecto CILIFO: Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais decorrerá no próximo dia 01 de julho no Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora.

Publicado em 26.06.2019
Fonte: GabCom | UÉ