António Cândido Franco apresenta uma biografia com ″revelações inéditas″ sobre Mário Cesariny

A biografia do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny, pelo escritor e professor da Universidade de Évora, António Cândido Franco, chega na sexta-feira, dia 21 de junho às livrarias, trazendo "revelações inéditas e um invulgar manancial de informação", anunciou a Quetzal Editores.

A biografia do poeta e pintor surrealista Mário Cesariny, mostra ao leitor, “revelações inéditas e um invulgar manancial de informação”, conforme anunciou a Quetzal Editores. Exposta como “retrato vivo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa”, a biografia revela ainda algumas “revelações inéditas” sobre o autor e um grande conjunto de informação adicional.

“A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho”, acrescenta a editora. O poeta e pintor é considerado uma referência fundamental do surrealismo português, e uma dos maiores poetas português do século XX, destacando-se ainda com trabalhos na área da antologista, compilador e historiador.

António Cândido Franco, Professor no Departamento de Linguística e Literaturas da UÉ, é autor de vários estudos sobre literatura e cultura portuguesas, além de romances, poesia e peças de teatro.Alguns dos seus títulos são: “A Literatura de Teixeira de Pascoais” (2000), “A Rainha Morta e o Rei Saudade” (2003), “Viagem a Pascoais” (2006), “O Apocalipse de D. Carlos” (2008), “Notas para a Compreensão do Surrealismo em Portugal” (2013) e “O Estranhíssimo Colosso” (2015).

Publicado em 21.06.2019
Fonte: GabCom | UÉ