Livro Verde dos Montados
Sessão de discussão e apresentação

O Livro Verde foi produzido por um conjunto alargado de investigadores e técnicos que trabalham sobre as diferentes componentes do Montado

O Livro Verde dos Montados foi promovido pelo ICAAM, no seguimento da Conferência Internacional “MONTADOS and DEHESAS as High Nature Value Farming Systems”, que decorreu no passado mês de fevereiro. O Livro Verde foi produzido por um conjunto alargado de investigadores e técnicos que trabalham sobre as diferentes componentes do Montado.

Os objetivos deste Livro Verde incluem a reunião, de uma forma simples e acessível, do conhecimento produzido em Portugal pelos investigadores que estudam o Montado e a obtenção de um documento que promova a sensibilização do público e dos decisores, a várias escalas de intervenção, sobre os valores e fragilidades deste sistema e os caminhos que podem ajudar à sua sustentabilidade.

Pretende-se que este seja um documento parceiro do Livro Verde das Dehesas, já produzido em Espanha, e que juntos possam contribuir para um maior reconhecimento destes sistemas agro-silvo-pastoris da Europa Mediterrânica, e para a sua consideração no desenho das políticas nacionais e europeias.

A sessão de discussão

Tendo sido feita a caraterização do Montado e o diagnóstico a nível nacional, e reconhecendo que existe em Portugal conhecimento científico e técnico sobre o conjunto das dimensões do Montado, importa agora identificar claramente onde falham os pressupostos para a sua sustentabilidade a longo prazo e os processos de transferência de conhecimento e tecnologia, de forma a poder sustentar orientações de política adequada, aos vários níveis. Esta identificação deve envolver, para além dos investigadores, os diversos parceiros que atuam na cadeia de produção e na administração, assim como os utilizadores a vários níveis.

Pretende-se assim que esta sessão, mais do que uma apresentação do Livro Verde em moldes tradicionais, constitua um fórum de discussão participada sobre caminhos para a sustentabilidade do Montado, em que todos os participantes intervêm tendo como objetivo final a identificação de prioridades.

Os participantes incluirão representantes dos investigadores e das várias instituições que apoiam oLivro Verde, responsáveis da administração, responsáveis de empresas do setor, políticos e jornalistas.

A sessão terá lugar no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, na manhã do dia 25 de julho (entre as 09h30 e as 13h00).

Publicado em 24.07.2013