Antónia Fialho Conde - Projeto ORFEUS recupera o património musical do mosteiro de S. Bento de Cástris em Évora
Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência

“A reforma tridentina e a música no silêncio claustral” é o nome deste projeto que, através da análise do espólio do Arquivo Distrital de Évora, recuperou para os dias de hoje a música, os rituais e as práticas religiosas do mosteiro cisterciense feminino de S. Bento de Cástris​.

Investigadores portugueses da UÉvora em 90 segundos de Ciência
Ep. 122 Antónia Fialho Conde – Projeto ORFEUS recupera o património musical do mosteiro de S. Bento de Cástris em Évora

Antónia Fialho Conte, professora do Departamento de História da Universidade de Évora e investigadora do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, coordenou o projeto ORFEUS que analisou o espólio dos séculos XVI a XVIII deste mosteiro, com o objetivo de conhecer as implicações que as medidas implementadas pelo Concílio de Trento tiveram no quotidiano monástico.

_____

O 90 Segundos de Ciência é um projeto do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier ITQB NOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, ambos da Universidade Nova de Lisboa, e Antena 1, com o apoio da Novartis.

Publicado em 17.05.2017