Abertura do Centro de Exames Oficiais de Françês na Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UE) passou a ser a terceira universidade portuguesa a dispor de um centro de exames para a certificação oficial de conhecimentos de língua francesa.

A instalação deste centro, que fica sediado no Departamento de Linguística e Literaturas da Escola de Ciências Sociais da universidade alentejana resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Universidade de Évora e o Instituto Francês de Portugal, cuja assinatura teve lugar, ontem, dia 27 de abril.

O centro de exames de francês da UE será da responsabilidade da professora Odete Jubilado, que terá a seu cargo a coordenação de um grupo de docentes de língua francesa titulares de habilitação específica, outorgada pelo ministério da Educação Nacional e do Ensino Superior da República Francesa, através do Instituto Francês em Portugal (Institut Français du Portugal).

Este centro possibilitará, a quem reside no Alentejo, um acesso mais cómodo aos exames destinados a obter o Diploma Elementar de Língua Francesa (DELF A1 - B2) e o Diploma Aprofundado de Língua Francesa (DALF C1 e C2). Destina-se a alunos de francês oriundos do ensino secundário, profissional ou superior e à comunidade de um modo geral, por exemplo às pessoas inseridas no mercado de trabalho que queiram integrar uma empresa francesa ou com presença no mercado francófono.

Os diplomas DELF e DALF certificam os conhecimentos de língua francesa em mais de 170 países, sendo os únicos diplomas oficiais emitidos pelos ministérios da Educação Nacional e do Ensino Superior de França.

Publicado em 04.05.2017